Criação de um tórax masculino
A cirurgia do contorno do tórax é um passo importante da transi- ção feminina para a masculina e muito auxilia no tratamento da dis- foria, sendo a cirurgia mais procurada por homens trans.
Esse procedimento é um desafio para o cirurgião, muitas vezes de- vido ao volume dos tecidos e ao posicionamento das aréolas. Pouco tem em comum com as mastectomias realizadas em mulheres cisgêneros para o tratamento do câncer de mama.
Desta forma, cirurgiões que se dedicam a este procedimento frequentemente possuem um tipo de treinamento específico e buscam outros resultados, diferentes das mastectomias oncológicas.
Os objetivos dessa cirurgia incluem o contorno estético do tórax através da retirada do tecido mamário e excesso de pele, redução e reposição dos mamilos e aréolas, liberação dos sulcos infra mamários e, em alguns casos, a lipoaspiração do tórax. Em todos os casos devemos minimizar as cicatrizes e preservar a sensibilidade dos mamilos, porém nem sempre será possível.
Técnica periareolar
Para mamas pequenas e sem queda, esta pode ser a técnica de escolha com a redução da aréola pela ressecção de seu polo inferior. A desvantagem desta técnica é não permitir o reposicionamento areolar.
Uma variação da técnica (purse string) com enxerto areolar pode ser usada em mamas maiores e com queda discreta, necessitando pequena ressecção de pele.
A cicatriz nesta técnica se restringe à região em volta das aréolas, porém em alguns casos ela pode sofrer algum grau de hipertrofia ou distorção.
Técnica inframamária (Double incision)
Indicada para pacientes com mamas mais volumosas e com quedas, permitindo uma retirada expressiva de tecido subcutâneo e pele. Possibilita um perfeito reposicionamento das aréolas em forma de enxerto e um reposicionamento do sulco inframamário abaixo da linha do peitoral.
Em alguns casos, pode estar indicada uma lipoaspiração da parede lateral do tórax, próximo à região das axilas, para um melhor resultado.
Um curativo especial permanecerá no enxerto do mamilo por uma semana e os drenos serão removidos entre 24 a 48 horas. O desconforto pós-operatório é normalmente de leve a moderado e é controla- do pelo uso de analgésicos.
A movimentação dos braços deve ser restrita durante a primeira se- mana. Isso inclui dirigir, levantar ou alcançar objetos. Em uma semana, as atividades diárias normais podem ser retomadas; exercícios e levantamento de peso podem ser retomados de 6 a 8 semanas após a cirurgia.
As cicatrizes são permanentes, mas devem diminuir gradualmente no primeiro ano após a cirurgia. O paciente não deve se expor ao sol durante esse período.
A movimentação dos braços deve ser restrita durante a primeira se- mana. Isso inclui dirigir, levantar ou alcançar objetos. Em uma semana, as atividades diárias normais podem ser retomadas; exercícios e levantamento de peso podem ser retomados de 6 a 8 semanas após a cirurgia.
As cicatrizes são permanentes, mas devem diminuir gradualmente no primeiro ano após a cirurgia. O paciente não deve se expor ao sol durante esse período.
Depoimento
Quando eu decidi fazer a minha cirurgia (mastectomia masculinizadora) eu tinha acabado de completar 18 anos então eu ainda era meio novo e inseguro, mas sabia que precisava encontrar alguém para realizar o meu sonho.
Passei em consultas com alguns médicos em outros consultórios na minha cidade e fora, até que minha mãe encontrou sobre a Transgender Center Brazil, que era em outro Estado, mas eu sentia que valia a pena tentar, e nossa como valeu.
Logo na primeira consulta eu já tinha certeza de que queria operar com o Dr. Martins, nos primeiros minutos de conversa ele me passou uma segurança gigantesca, soube sempre me respeitar e informar tudo que eu gostaria de saber, assim como todos na clínica que foram sempre muito solícitos e atenciosos.
E dali pra frente foi incrível, o Doutor sempre fez questão de ser muito sincero e claro comigo, porque eu fui com uma ideia e lá ele já me informou que resultados de cirurgias variam de pessoa pra pessoa e cirurgião pra cirurgião, então com isso eu já desconstruí na minha cabeça a imagem dos resultados dos outros e foquei apenas no que seria melhor pra mim.
E o resultado foi o melhor possível, eu até considero perfeito, porque a cirurgia foi super tranquila, o pós-operatório foi muito melhor do que eu esperava que seria e o resultado final tá incrível. Eu amo as cicatrizes que tenho da operação e não mudaria absolutamente nada do processo, e por isso sou muito grato aos doutores que me operaram e auxiliaram em tudo e a todos que fizeram parte desse processo.